Últimos Artigos
recent

Abaixo Assinado Eletrônico: Uma evolução da internet!

Abaixo Assinado em Birigui
Quarenta e seis pessoas já se manisfestaram contra o aumento de 11 para 17 vereadores para a próxima gestão da Câmara Municipal de Birigui. O Abaixo Assinado, um dos mais antigos recursos da democracia,  proposto por esse blog no dia 02/06/2012 teve a adesão de 78% das pessoas que tiveram contato com a proposta nesses últimos 6 dias. A opção por um abaixo assinado eletrônico é uma inovação que nosso atual estágio tecnológico nos permite. Muito mais prático, acessível e pessoal, a ferramenta tem a vantagem de chegar aos interessados reais e até os lugares mais distantes e, às vezes, desprezados. A desvantagem decorre do número reduzido de pessoas com acesso a ferramenta e até na dificuldade por parte de alguns para o preenchimento.

Embora existam mais de 20 mil usuários da internet em nossa cidade, pouco mais da metade utiliza as Redes Sociais e, dentre esses, menos de um terço se interessa por assuntos relacionados a política local ou nacional. Ainda nesse número, um percentual expressivo tem dificuldades para participar de iniciativas como um abaixo assinado eletrônico. Seja por limitação, desinteresse ou até mesmo por desconfiança, a grande maioria deixa de expressar o que realmente sente, até mesmo optando por não aderir por não acreditar em mudança.

Algumas pessoas entraram em contato através do email do blog, nilson@umasno.com.br, pedindo orientação quanto ao procedimento. Outros, ainda, informaram que haviam participado utilizando a opção "Curtir" do Facebook. Agradecendo aos que "curtiram" a iniciativa, reforço que, para os que desejam manifestar sua opinião, é necessário acessar o endereço http://www.peticaopublica.com.br/?pi=umasno e, após a leitura da proposta, clicar no botão "Assinar o Abaixo Assinado..." conforme a figura abaixo:
Abaixo Assinado Birigui - Petição Pública
Em seguida preencher com os dados solicitados na tela seguinte:
Abaixo Assinado - Petição Pública Birigui
Após clicar no botão "Assinar o Abaixo Assinado", seus dados ja estarão no sistema, porém, ainda será necessário confirmar a assinatura clicando no link que será enviado ao email fornecido durante o cadastro. Só assim, a assinatura será validada.

Recomendo a todos que compartilhem a informação para que a mesma chegue a todos que tenham interesse em exercer seu direito de opinar. Os contrários tambem são benvindos a comentarem suas opiniões nesse Blog. Agradeço a atenção de todos que participaram até o momento.

As assinaturas estão seguras?
As assinaturas são tratadas com muito cuidado. Todo o site e todas as assinaturas são guardadas diariamente num backup e arquivadas para facilitar sua recuperação no caso de algum problema do sistema.

A legitimidade da proposta:

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988: Título II, Capítulo I.º

Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

1. Todos os cidadãos têm o direito de apresentar, individual ou coletivamente, aos órgãos de soberania, aos órgãos de governo próprio ou a quaisquer autoridades petições, representações, reclamações ou queixas para defesa de seus direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral e, bem assim, o direito de serem informados, em prazo razoável, sobre o resultado da respetiva apreciação.

2. A lei fixa as condições em que petições apresentadas coletivamente são apreciadas em reunião plenária.

3. É conferido a todos, pessoalmente ou através de associações de defesa dos interesses em causa, o direito de ação popular nos casos e termos previstos na lei, incluindo o direito de requerer para o lesado ou lesados a correspondente indenização, nomeadamente para:
a) Promover a prevenção, a cessação ou a perseguição judicial das infracções contra a saúde pública, os direitos dos consumidores, a qualidade de vida, a preservação do ambiente e do património cultural;
b) Assegurar a defesa dos bens do Estado;

2 comentários:

  1. ABSURDO, GASTAR DINHEIRO COM PARLAMENTARES QUE NA MAIORIA SÃO SEMI, OU COMPLETAMENTE ANALFABETOS, QUE SÓ PENSAM NO BOLSO DELES, VEJAM O NOME DOS ASSESSORES DOS DITOS VEREADORES, E TAMBÉM PESQUISEM NA PREFEITURA DE BIRIGUI, A QUANTIDADE DE PARENTE DE VEREADORES MUITO BEM REMUNERADOS SEM DEVER ALGUM, APENAS POR SER PARENTE DE UM ANALFABETO PARLAMENTAR, E DINHEIRO PRA SAÚDE, QUE EM BIRIGUI É UM CAOS TOTAL, ISSO NINGUÉM FALA, VEREADOR, PELO TANTO QUE FAZ, SE RECEBESSE QUALQUER QUANTIA ACIMA DE 1 REAL É PREJUIZO PARA A POPULAÇÃO, E RECEBEM OFICIALMENTE MAIS DE 5 MIL REAIS POR MêS PRA COÇAR O DIA INTEIRO, OU TRABALHAR FORA, POIS ESSE DINHEIRO, QUE EU E VC PAGA, VEM DE GRAÇA E ELE NÃO FAZ NADA PRA RECEBER, A QUANTIDADE DESSE TUMOR EM BIRIGUI, TINHA QUE SER DE 5, E SEM REMUNERAÇÕA, APENAS POR AMOR A CIDADE, E NÃO AOS BOLSOS QUE POR SINAL JÁ ESTÃO MUITO RECHEADOS PELO MEU DINHEIRO

    ResponderExcluir
  2. Tão poderoso que o Renan Calheiros foi defenestrado da presidência do senado.

    ResponderExcluir

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.