Últimos Artigos
recent

FATEC Araçatuba: Carta aberta aos alunos

FATEC Araçatuba - Um Asno
Caro João Carlos Rodrigues, senti a necessidade de escrever mais um artigo como resposta a maneira como você interpretou o primeiro. Não entrei no seu Facebook, não tenho esse costume para perfis que não me adicionaram e, aliás, não tenho como comentar os seus posts naquela página. Recebi seu texto por email de um dos alunos. Como não tinha como contatá-lo, entrei primeiro em contato com a FATEC que não quis se pronunciar a respeito. A resposta que tive é que deveria antes conversar com a diretora Daniela que só retornaria na próxima terça. Decidi publicar apenas o que havia apurado até então.

Seu texto esteve arquivado aguardando o seu posicionamento e o da FATEC. Não tenho remuneração para atuar como um jornalista de fato, preciso da manifestação das partes. Quanto a minha imparcialidade... está aí, o espaço foi aberto para você expor o seu lado. Meu interesse no caso é mais do que jornalístico, também sou aluno da FATEC e me preocupa tudo o que sai a respeito da instituição. O espaço ainda está aberto, tanto para você, quanto para a direção. Vou publicar seu texto abaixo da maneira que recebi e comento-o para que entenda as razões que pelas quais não publiquei antes:

Queridos alunos, professores e funcionários da FATEC ARAÇATUBA creio que não é por qualquer motivo que alunos, professores e funcionários me procuram diariamente para entender o porque da minha repentina saída da FATEC ARAÇATUBA, hoje assinei minha última documentação e me sinto mais seguro para abrir o que aconteceu, é do conhecimento de todo mundo o CAOS instalado dentro da faculdade a EVASÂO ESCOLAR incomum e a humilhação que alguns funcionários passam.
Entrei na FATEC ARAÇATUBA no dia 20 de Setembro de 2012 (2011?) na ocasião não conhecia nenhum dos funcionários, e achei admirável a atitude da Diretora Dr. Daniela contratar um cargo de confiança alguém que ela não conhecia, infelizmente eu mal sabia como funcionava a gestão da FATEC ARACATUBA, no dia 21 de setembro de 2012  
(2011?) passando pelo corredor o coordenador do curso de Biocombutíveis me disse necessariamente com a as seguintes palavras: - Vem cá um pouquinho ( entrei na sala de coordenação e ele me disse ) Deixa eu te explicar uma coisa, aqui funciona assim quem manda aqui sou eu e minha irmã... surpreso e sem entender o que estava acontecendo, perguntei quem é sua irmã respondeu-me: A Sandra Diretora de serviços.
Com a necessidade de me manter no emprego e também não levando isto muito em consideração, nem acreditei que isso fosse algo sério fiquei quieto e não tive coragem de levar isto ao conhecimento de ninguém, precisava do emprego, e sai precisando do emprego. PREFIRO PASSAR FOME DO QUE SER CONIVENTE E HUMILHADO!!!! O tempo foi passando e fui entendo como a Diretora de Serviços a irmã do coordenador trabalhava e tratava os funcionários, quando fui receber meu primeiro salário a SUPRESA TRABALHEI NO ESTADO 15 DIAS SEM REGISTRO EM CARTEIRA, POIS APESAR DE TODOS OS DIAS PROCURAR A DIRETORA DE SERVIÇOS NA SUA SALA ELA FALAVA QUE DEPOIS CONVERSARIA COMIGO, NISSO PERDI REGISTRO, 15 DIAS PARA MINHA APOSENTADORIA , FGTS DO PERÍODO E FIQUEI QUIETO, IRIA ENFRENTAR AQUELA QUE EU FUI AVISADO QUE MANDAVA NA FACULDADE?

O tempo foi passando e minha proximidade com alguns funcionários e a minha atitude de não aceitar as coisas que aconteciam me fizeram um ser perseguido, depois de alguns meses levei ao conhecimento da diretora Daniela através de um e-mail pedindo atitude e uma reunião com os envolvidos, me excedi, cheguei á um nível de stress absoluto, e percebi que como diziam não aceitavam minha POSTURA, pois convém uma pessoa cordeiro lá dentro que aceite tudo. Nada aconteceu!!! E tudo piorou em relação a mim!!!

O Coordenador de Biocombustíveis como todos sabem trabalha como coordenador da FATEC, Professor da FATEC e Professor da ETEC, uma pessoa que nenhum aluno encontra na sala e nem resolve os problemas dos alunoa, todos desmotivados e criticando o curso mas ninguém toma providencia nenhuma, o que ele faz é ILEGAL, não sei como a dita IRMÃ dele manda a folha de pagamento para o Centro Paula Souza, mas no mesmo horário dele que está pregado na parede ao lado da sala de coordenação para cumprir a hora de coordenação ele está dando aula ou na ETEC ou na FATEC e o curso de desmanchando de problemas e a carga de trabalho dele sendo designada a professores em projetos. Agora com todo tulmuto cobrança de professores e minha cobrança e com receio que eu abrisse a boca a direção exigiu que ele deixasse as aulas para mais uma vez colocar panos quentes em cima de um caso de uma pessoa que está LEZANDO O estado. Isso vai terminar assim gente? O MUNDO É ASSIM MESMO? CONHECI INÚMERO CASOS COM ESSE QUE O ENVOLVIDO TEVE QUE RESSARCIR O ESTADO, E AQUI VEJO QUE NADA ACONTECE!!!!!!!!! UM ABSURSO!!!!!!!!!

Sei que os que me procuram e vem conversar comigo vocês são testemunhas do meu esforço, dedicação e empenho para melhorar a imagem da faculdade, no entanto fiquei meses como vendedor de Xerox deixando de realizar minha função e sendo cobrado assim mesmo, sofrendo pressão psicológica entre outros, fomos para Feicana porque passei madrugadas acordado editando material e EU JOAO CARLOS RODRIGUES PAGUEI O INFORMATIVO QUE TODOS RECEBERAM E SÃO DISTRIBUIDOS TIREI O DINHEIRO DO MEU SALÁRIO E PAGUEI O QUE FALTOU, GASTEI PELO MENOS 600,00 PARA CUMPRIR MEU COMPROMISSO E DIVULGARMOS A FACULDADE NA FEIRA, TODOS VIRAM MEU EMPENHO E DA PROFESSORA LUCINDA PARA MONTAR OS EXPERIMENTOS E NESSE PERÍDO GUI HUMILHADA E NUNCA ME DERAM UM SEQUER OBRIGADO!!!!!!!!!!!

O FATO DE EU TER TRABALHADO 15 DIAS SEM REGISTRO DENTRO DA SECRETARIA ACADEMICA É ALGO GRAVISSÍMO, EU ERA UM ESTRANHO COM ACESSO À DOCUMENTAÇÃO DOS ALUNOS E DOCUMENTAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS. Gostaria de poder falar em nome de todas as outras pessoas que inclusive ficaram quase um semestre sem receber o salário por erro da Diretora de serviços, e veio receber no final do semestre.

O Xerox até onde sei não entendo como pode comercializar dentro da faculdade, algo que ninguém investiga, e os e-mails enviados para OUVIDORA voltam para diretora, por isso alunos e professores questionam que a ouvidora não dá em nada. Hoje ao assinar minha papelada disse para Sandra que mesmo o que a Justiça terrana falha a justiça divina um dia cumpre ELA RIU NA MINHA CARA, pois todo esse tempo mandando e desmandando na FATEC nada nunca aconteceu.

Todo o problema do Coordenador não sai do mesmo lugar, pois a irmã dele é a responsável pelo RH, peço aos professores alunos e funcionários que não me procurem mais se não for para tomar alguma atitude SÓ FALAR E RECLAMAR NÃO MUDA NADA!!! SOZINHO A GENTE CHEGA LONGE MAS SOZINHO VOCÊ SE TORNA FRACO E CAI COMO EU CAI, ALIAS COMO EU PEDI QUE ME MANDASSEM EMBORA QUE EU NÃO QUERIA MAIS FICAR NAQUELE AMBIENTE, sai da FATEC humilhado trabalhando doente para não deixar o balcão sozinho e quem poderia tomar alguma atitude se fez omissa, SINTO MUITO PORQUE EU PODERIA TER FEITO MUITO MAIS PARA MELHORAR A IMAGEM DA FACULDADE, SAI DE LÁ COMO SE ESTIVESSE FALHADO, NÃO POR MINHA COMPETÊNCIA, MAS PELO BOICOTE QUE EU SOFRI POR NÃO ESTAR DE ACORDO COM ESSAS COISAS E OUTRAS QUE NÃO POSSO CITAR POR FALTA DE PROVAS MATERIAS.

ALUNO PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, QUANDO NOS CALAMOS SOMOS CONIVENTES, PAREM DE ANDAR PELOS CORREDORES RECLAMANDO A SOLUÇÃO DEPENDE DE VOCÊS SEI QUE JÁ ESTÃO TOMANDO AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, MAS SE MOBILIZEM SEM MEDO A FACULDADE É VOCÊS E FEITA PARA VOCÊS! FUI AMEAÇADO DE SER PROCESSADO QUANDO MANDEI O E-MAIL CONTANDO QUE O RONNIE TINHA ME DITO QUE ELE E A IRMÃ MANDAVAM NA FACULDADE, CORRI O RISCO DE PERDER O EMPREGO E PERDI, O RISCO QUE VOCÊS ESTÃO CORRENDO É APENAS DE MELHORAR O LUGAR QUE VOCÊS TRABALHAR, VALORIZAR O DIPLOMA DE VOCÊS E SEREM FELIZES PENSEM NISSO, NÃO PRECISA MAIS DIZEREM QUE ME ADMIRAM, VOCÊS PRECISAM É TOMAR ATITUDE PARA SABER QUE O QUE CABE A VOCÊS NÃO FICARÁ EM PUNE, SEI MUITA GENTE TEM MAIS COISAS PARA FALAR NÃO POSSO FALAR EM NOME DE TODOSM POSSO FALAR APENAS EM MEU NOME E GUARAR TUDO O QUE ME FOI CONTADO EM CONFIANÇA! MUITO OBRIGADO PELOS DIAS MARAVILHOSOS QUE EU PASSEI NA FATEC, PELAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE EU CONHECI, PELOS SORRISOS QUE ME PROPORCIONARAM GARDAREI MUITOS DE VOCÊS NO MEU CORAÇÃO E DELETAREI ALGUNS DA MINHA MEMÓRIA!
PODE ME PROCESSAR DANIELA, RONNIE E SANRA, PELO MENOS AGORA TODO MUNDO SABE A VERDADE!!! MESMO QUE A JUSTIÇA TERRANA SEJA INJUSTA EU CREIO, CREIO MUITO QUE DEUS É JUSTO, E EU PREFIRO PERDER MEU SONO POR ESTAR SENDO INJUSTIÇA DO QUE ME CALAR DIANTE DE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO!

Voltei
Rodrigues, tenho experiência com denúncias, já fiz algumas! A maneira como você redigiu seu texto tem mais o caráter de desabafo. Por isso, por obrigação ética, tenho que ouvir os citados antes. Isso seria normal em quaisquer órgãos informativos. Se há irregularidades, e eu não tenho como afirmar o contrário, existem condições ordinárias para que se formalize uma denúncia. Todo cidadão possui o direito de denunciar, mas deve fazê-lo formalmente e devidamente qualificado ao Ministério Público. De outra maneira, até quem tem razão pode se prejudicar. Sei que sempre houve insatisfação por parte de alunos e professores da FATEC, pelas mais variadas razões e, se alguém tem coragem para se manifestar, estando com a razão, terei imenso prazer em apoiar e somar-me a causa.

Suas palavras: EU SOU HONESTO POR ISSO ME EXPUS SEM MEDO!!! PORQUE A NOTÍCIA NÃO FALA DAS ACUSAÇÕES??? E SIM QUE PARECE QUE EU INVENTEI UMA HISTÓRIA???? (...)  E PENSEM ENTENDO BEM DE LEI E ELES SABEM QUE AS TESTUMNHAS SÃO MUITAS E O JORNALISTA TEM QUE APURAR OS FATOS NÃO PUBLICAR APENAS UM LADO DA COISA CADE A IMPARCIALIDADE?????? É SIMPLES MEU CARO DONO DO BLOG VC ENTROU NO MEU FACE LEU A DENUNCIA ENTÃO LEIA OS COMPARTILHAMENTOS E OUTROS COMENTÁRIOS NO MEU FACE! E NA DÚVIDA PROCURE OS QUE COMENTARAM!!! ESSES SÃO TESTEMUNHAS... AS PROVAS TESTEMUNHAIS QUE VC PRECISA!

Repito! Não havia entrado no seu perfil (entrei agora porque você informou o endereço). Deixei bem claro ao final do artigo que o espaço estava disponível a você, como para a direção da FATEC. É obvio que você entende que compartilhamentos (comentários) em redes sociais não são o suficiente para que se forme um quadro justo sobre nada. Você mesmo teve a falsa impressão, mesmo que eu tenha informado não ser essa a fonte, de que eu teria tomado conhecimento da denúncia através de seu perfil. Repito ainda, o texto não se trata de uma denúncia formal (da maneira como está redigido), portanto, é mais do que natural que eu tenha de ouvir o lado citado antes para depois oferecer-lhe a change de refutar.

O trecho a que você se refere "parece que inventei uma história" é esse: "O texto não traz provas nem detalhes de como poderia haver um procedimento ilegal na FATEC e pode até ser um desabafo irresponsável. Porém, o barulho já começou e já há vários alunos tomando partido no Facebook". Releia seu próprio texto e tire suas conclusões. Continuo a sua disposição e mantenho o espaço para que você possa se manifestar, informar ou se defender. 

Nenhum comentário:

1 - Qualquer pessoa pode comentar no Blog “Um Asno”, desde que identifique-se com nome e e-mail.
a) Em hipótese alguma serão aceitos comentários anônimos.
b) Não me oponho quanto à reprodução do conteúdo, mas, por uma questão de responsabilidade quanto ao que escrevo, faço questão que a fonte seja citada.

2— Não serão aceitos no Blog “Um Asno” os comentários que:
1. Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
2. Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas);
3. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes;
4. Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
5. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação;
6. Contenham links de qualquer espécie fora do contexto do artigo comentado;
7. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.

Tecnologia do Blogger.